Como usar


Provavelmente a maioria dos meus leitores sabe como usar um blog. Na verdade é bastante simples depois que a gente se acostuma e muitos podem achar inútil esse tutorial. Mas tenho recebido alguns e-mails de pessoas dizendo que nao comentam no blog porque nao sabem como fazer isso. Como pra usar um blog você precisa basicamente saber acessar os posts e comentar, resolvi fazer um tutoial sobre o assunto. A forma de comentar depente do tema que eu uso pro blog, ou seja, da “cara” do blog, que por acaso adora ficar se maquiando. Eu tinha escrito um texto (gigante, pra variar) sobre como fazer comentários, mas isso foi no primeiro theme do blog, que agora está um pouco diferente. Mas vou manter o texto, porque ficou legal.

COMO LER OS POSTS

Esse capítulo do tutorial nao pretende ser uma licao de alfabetizacao. Se você chegou até aqui, presumo que já tenha aprendido a ler, ou nao faria sentido visitar um blog. Mas recentemente implementei uma ferramenta nos posts que é chamada de “continue a ler” ou “leia mais” , dependendo do layout, ou seja, da “cara” do blog. Fiz isso pra deixar um visual mais limpo e mais agradável para os leitores. Sei que pode ser um pouquinho chato de usar, mas é pro bem de vocês. Juro. Com essa ferramenta, os posts nao sao exibidos na sua totalidade, mas apenas as primeiras linhas. E nao é um recurso automático, sou eu quem seleciona exatamente onde o post vai ser cortado, de preferência no meio de uma frase, pra ter certeza de que vocês cliquem no “continuar a ler” ao menos pra terminar a frase. E leiam com isso todo o restante do post. Mas é bastante simples de usar. Basta clicar no link no fim de cada post, que é exibido o post inteiro, já na página em que é possível fazer os comentários. O único problema que encontrei nessa funcao é que fica um pouco difícil encontrar de novo o ponto do texto em que se parou de ler quando aparece o post inteiro. Para solucionar isso, sugiro que se clique no link “continuar a ler” antes de se comecar a ler (mesmo que pareca um pouco contraditório). Outra opcao, ainda melhor, é clicar nao no link, mas no título do post, que vai levar à mesma página a que o link  leva, mas com uma visualizacao melhor.

RATING

Uma outra funcao que implementei há pouco tempo foi a possibilidade de dar nota aos posts. Cada post pode ser classificado em very poor (muito ruim), poor (ruim), average (razoável), good (bom) ou excellent (ótimo). Mas nem precisa saber inglês pra classificar, o sistema de estrelinhas é bem elucidativo. Os posts mais votados vao aparecer no final na coluna à direita chamada “Batatas Quentes”. E nao vale só pros posts mais recentes, mas pros mais antigos também. Entao se você quiser votar naquele post que você gostou tanto de ler, é só procurá-lo na caixa de busca ou no arquivo e clicar em quantas estrelinhas você achar que ele merece. E nao precisam preocupar, porque a votacao é anônima. E eu nao vou ficar chateada de receber nota baixa nao. Só espero que dê pra passar de ano.

COMENTÁRIOS

Gostaria muito que todos comentassem. Acho que é o único jeito de saber se alguém acompanha ou nao o blog. E fico muito feliz de verdade quando recebo um comentário, mesmo que seja só pra falar oi. E juro que eu nao penso: “que comentário idiota” e sim “que bom! Mais um comentário!” É triste de verdade me esforcar pra escrever algo que eu considero bem escrito e esperar ansiosamente para saber a opiniao dos meus leitores e nao receber nenhum comentario… Aí eu me pergunto se vocês nao gostaram do que eu escrevi ou pior, se ninguém leu! O que seria terrível demais. Entao vamos ao tutorial:

No final de cada post (que é cada uma das coisas que eu escrevo que tem um título e normalmente vinte e cinco telas de rolagem) tem algumas palavras escritas de vermelho, mais destacadas. Uma delas é a palavra mágica “Comentários” Ela pode aparecer acompanhada de uma preposicao “Sem Comentários”, o que nao significa que o post é tao fenomenal ou tao ridículo que dispensa comentários, e sim que nenhum dos meus leitores teve até o momento a bondade de comentar. Mas ela pode aparecer também acompanhada de um número “3 Comentários”, que é a quantidade de comentários que foram feitos até o momento. Mas o que quer que apareca antes dessa palavra, é só clicar nela que se abre magicamente uma outra tela onde os comentários aparecem. Entao você poderá ler todos e se quiser também, pode digitar qualquer baboseira no quadrado grande branco destinado pra isso, assinar e clicar em “submeter comentário”. Nao precisa ser nada elaborado nao. Só de deixar um comentário falando oi ou mesmo falando que voce odiou o que eu escrevi eu vou ficar feliz, juro! Porque é melhor que você odeie o que eu escrevi do que você nao ler.

Mas é muito importante que, o que quer que você escreva, deixe também seu nome. Mas nao assine apenas “Joao” porque eu posso nao conseguir identificar quem é. Claro que se você se chamar Esclerosvaldo nao vai precisar colocar nenhuma outra referência. Mas se você tem um nome comunzinho como Carol por exemplo, por favor, deixe outra indicacao, que pode ser um sobrenome, apelido, característica física ou lugar de onde você me conhece. Embora eu nao recomende que você escreva “Carol da Letras” ou “Juliana do museu”, porque entao eu teria mais umas 20 opcoes pra descobrir sua identidade. Tem uma Juliana por exemplo que foi a primeira a comentar nesse blog que até hoje nao sei quem é. Gostaria muito que fosse a mesma que ficou com preguica de despedir de mim, isso faria com que ela se redmisse um pouco, mas nao acho que ela acompanha o blog… Deve ter preguica também.

Se você também tiver um blog, ou um site ou um perfil em qualquer multiply ou facebook da vida pode colocar junto com sua assinatura que também vai me ajudar a identificar quem você é. Além disso, após uma criteriosa avaliacao dos dirigentes desse site, o seu endereco poderá até mesmo alcancar a honra de ser exibido na lista de links que fica na coluna direita desse blog =>. (Vale lembrar que até o presente momento fazem parte dessa lista todos os blogs que eu conheco, entao acho que seria bom se ela aumentasse um pouquinho).

Se você é tímido ou é muito famoso ou é um agente secreto e nao quer exibir seu nome no comentário, pode assinar como Napoleao, Chapeuzinho Vermelho ou qualquer outro nome que sua imaginacao permitir. Ou você pode simplesmente nao assinar, embora eu realmente gostaria de saber quem é. Embora eu tenha aprendido muito sobre computadores por causa do blog, nao sei tanto a ponto de conseguir identificar quem você é através de um simples comentário. Eu até podia tentar, mas como acho que nao seria muito bem sucedida, só descobriria sua identidade se você me contasse.

Enfim, o que quer que você escreva e de qualquer forma que você assine, faca uma blogueira feliz e deixe seu comentário.

POSTS MAIS ANTIGOS

Normalmente no blog sao mostrados os 10 posts mais recentes. Como o blog tem mais do que 10 posts, isso significa que se você for até o fim da página lá nao vai estar o primeiro post que eu escrevi, mas uma setinha bastante significativa com os dizeres “Entradas Anteriores”. Se você clicar na setinha, vao aparecer magicamente os posts anteriores…

Outra opcao é a guia Arquivos, que fica na coluna à direita, no blog, ou o calendário, onde os números destacados de vermelho nao sao domingos e feriados, mas as datas em que há um post. Entao se você clicar nas datas vao aparecer os posts referentes a elas.

Outra opcao é a caixa de texto “procurar”, que também fica à direita no blog. Se você quiser reler um post, por exemplo “sambando na batata” e nao se lembra do nome direito nem da data em que foi postado, pode procurar palavras relacionadas a ele, no caso samba, batata, minhoca, bunda louca, etc.

RECEBER ATUALIZACOES AUTOMATICAMENTE

Existe uma ferramenta usada em blogs que se chama feed e é uma forma mais rápida de ler as atualizacoes dos seus sites favoritos. Na página inicial do blog, à esquerda, pode-se ler o título “Subscrever” seguido por dois links: “Entradas (RSS)” e “Comentários (RSS)”. Se você quiser ler os novos posts sem precisar ficar entrando sempre no site pra verificar se tem algo novo escrito, talvez o feed seja a melhos solucao pra você. Clicando no link entradas, e subscrevendo-se nele, você vai poder saber em primeira mao quando foi postado algo novo, enquanto o link comentários permite saber quando foi postado um novo comentário. Entao, quando você clica em algum dos links de sua escolha, vai abrir uma outra janela mais ou menos com o mesmo conteúdo do blog. E vai ter algum lugar pra você clicar em subscrever.  Nao sei exatamente como isso vai estar escrito, porque aqui aparece tudo em alemao, mas provavelmente é subscrever mesmo. Enfim, você clica, aparece uma janelinha pra você colocar o nome do site ou organuzar em alguma pasta, depois você clica em ok e pronto. Pra acessar as atualizacoes, é só clicar em favoritos, aquela estrelinha amarela do internet explorer e em seguida em feeds. E acho que tem jeito de receber por e-mail também, mas nao sei bem como é.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: